quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Review - " Carnage" (2011)

Escolher um filme que represente a carreira de Roman Polanski é tudo menos tarefa fácil. Tendo em conta que o percurso do realizador começou já lá vai meio século, e que durante todo este tempo Polanski saltou de género em género, nunca se tendo fixando em nenhum. Se tivermos em conta “O Pianista” (2002), que lhe valeu o Oscar de melhor realizador, e o compararmos com o seu mais recente trabalho “O Deus da Carnificina “, verificamos que diferem como a água do vinho em quase tudo excepto na excelente qualidade.
 “O Deus da Carnificina” foi adaptado de uma peça de teatro “Le Dieu de Carnage”, que conta a história de uma reunião entre os pais de duas crianças que se envolveram numa briga, tendo uma delas agredido a outra com um pau, partindo-lhe dois dentes. O que parece ser uma reunião entre pessoas civilizadas e de boas maneiras não demora muito a deixar de o ser. O verniz estala e os bons modos vão por água abaixo, o que torna esta reunião, passada num apartamento de classe média alta, numa verdadeira comédia e uma sátira aos costumes da nossa sociedade que nos faz soltar inúmeras gargalhadas. Ao longo de pouco mais do que uma hora assistimos a uma reunião que rapidamente muda o assunto a tratar e que varia entre problemas conjugais por parte dos dois casais e o abandono de um hamster. Kate Winslet (NancyCowan) e Christoph Waltz (Alan Cowan) dão vida ao casal que é pai da criança agressora e, por sua vez, Jodie Foster (Penelope Longstreet) e John C. Reilly (Michael Longstreet) personificam os pais da vítima.
Ao assistirmos a “O Deus da Carnificina”, somos congratulados com quatro desempenhos arrebatadores por parte deste elenco soberbo. A ironia com que Christoph Waltz encarna o seu personagem é hilariantemente fabulosa, assim como as expressões faciais de Kate e Jodie. John, sendo o menos conceituado dos três restantes, mostra em cada segundo que é merecedor de ali estar. O grande sucesso deste filme tem ainda muito a ver com a excelente adaptação do guião e com a mestria com que Roman Polanski consegue orientar a câmara.


 Choosing one movie that represents the career of Roman Polanski is everything but an easy task. Taking the fact that the journey of the director started half century ago and that, during all that time, Polanski changed from genre to genre, never remaining in any. If we consider that “The Pianist” (2002) got him winning an Oscar of best director and, if we compare to his most recent film “Carnage”, we conclude that they differ as water from wine in everything, except the amazing quality.
“Carnage” was adapted from the Play “Le Dieu de Carnage”, that tells the story of an reunion between parents of two children that got themselves in a fight, one of them bullied the other with a stick, breaking two teeth. What seems to be a reunion between two civilized people with manners, doesn’t take too long to disappear, which makes this reunion, taken place in a middle class flat, into a real comedy that satirizes to the behavior of our society that just makes us burst out laughing. During more a less an hour, we assist to a reunion that suddenly changes the subject they had to deal to their marital issues and the abandonment of a hamster. Kate Winslet (NancyCowan) and Christoph Waltz (Alan Cowan) play the couple that has the aggressor as a child as to Jodie Foster (Penelope Longstreet) and John C. Reilly (Michael Longstreet) are the parents of the victim.
While watching “Carnage” we’re awarded with four overwhelming performances by this superb cast. The irony in which Christoph Waltz embodies his character is hilariously fabulous, so as the facial expressions of Kate and Jodie. John, being the least renowned of the other three, shows that he has earned the right to be there. The big success of this film is due to the excellent adaptation of the script and also the wisdom with which Roman Polanski has with the camera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário