domingo, 29 de janeiro de 2012

Review - "The Girl With the Dragon Tattoo" (2011)


Ninguém pode negar o talento de David Fincher com provas dadas em inúmeros filmes; na filmografia de Fincher encontramos verdadeiras pérolas da 7ªarte. Fight Club, Sete 
Pecados Mortais, e o Estranho Caso de Benjamim Button são apenas algumas das preciosidades que nos deleitam e nos fazem reconhecer David Fincher como o cineasta que ele é. Depois de no ano passado nos apresentar “A Rede Social”, o filme sensação do ano, que apesar de aclamado pela critica, saiu derrotado nos Óscares, David Fincher acabou de estrear o filme que marca o regresso do realizador ao mundo do crime “Millenium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres".
Inspirado no best seller mundial da autoria de Stieg Larsson “Millenium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres” chegou às salas apelidado de remake, dada a já existência da versão sueca, mas na verdade “Millenium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres” não é um remake mas sim uma obra totalmente distinta e de uma qualidade extrema. Melhor ou pior que a versão sueca? Isso cabe a cada um decidir.
Em “Millenium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres”, Mikael Blomkvist (Daniel Craig) é um jornalista de investigação que se dedica a denunciar a corrupção na sua revista, Millenium. No entanto, um processo onde este é acusado de difamação afasta-o das lides jornalísticas e fá-lo aceitar o convite de Henrik Vanger (Christopher Plummer) e investigar o desaparecimento da sua sobrinha, Harriet, há cerca de 36 anos num evento familiar. Durante esta investigação Blomkvist vê-se obrigado a contratar Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma hacker com uma personalidade extremamente complexa, que o irá ajudar nesta investigação.
A personagem de Lisbeth Salander acaba com facilidade por captar todas as atenções, colocando qualquer uma das outras personagens num patamar secundário, assumindo-se assim como a verdadeira protagonista do filme. Este facto deve-se em parte à personalidade desta Lisbeth Salander: punk, hacker de profissão, com problemas nas relações sociais, bissexual e vítima de abuso sexual. De tudo isto conjugado resulta: uma das personagens mais ferozes e selvagens, ainda que com alma e sentimentos, que o cinema alguma vez viu.
De facto, a essência do filme concentra-se principalmente na personagem de Lisbeth que gerou a maior competição de Hollywood na luta por uma papel desde os tempos de Scarlett O’hara (Vivien Leigh) em “E Tudo o Vento Levou”. Rooney Mara derrubou nomes como Scarlett Johansson, Natalie Portan e até Keira Knightley e agarrou aquela que, além da personagem mais invejada de Hollywood é o papel da sua carreira. Para isto, passou por penosos testes de imagem e provou aos produtores que eles estavam errados e que ela era mesmo a pessoa certa para o papel. O resultado final está esplêndido. Rooney tornou-se na verdadeira revelação de talento do ano e despertou a curiosidade de inúmeros críticos. A forma como encarnou aquela musa rebelde, Lisbeth, que possui uma confiança desmedida na sua sexualidade e uma imagem tão forte quanto selvagem foi reconhecida e a prova disso é a nomeação ao Óscar que acaba de recebe.
No entanto, "Millenium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres" não é apenas Lisbeth Salander, é um excelente enredo em torno de um assassino em série que nos deixa presos ao ecrã até aos últimos segundos. Para além do habitual talento de David Fincher, somos ainda agraciados com uma banda sonora magnífica, da autoria de Trent Reznor e Attilus Ross, que haviam colaborado anteriormente com Fincher em “A Rede Social”. Apesar de muita especulação, “Millenium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres” não possui assim tantos momentos chocantes como esperados sendo esse o ponto menos favorável do filme. Contudo, este é um dos melhores filmes do ano onde nem os créditos iniciais foram deixados ao acaso.



Nobody can deny David Fincher’s talent with proves given in innumerous movies;  in Fincher’s filmography we find real treasures of the 7th art. Fight Club, Seven and The Curious Case of Benjamim Button are just a few preciousness that delight us and make us recognize David Fincher as the film maker that he is. After last year he presented us with “Social Network”, the movie sensation, acclaimed by the critic, left defeated at the Oscars, David Fincher just premiered the film that marks the return of the director to the world of crime “The Girl with the Dragon Tattoo”.
Inspired in the world’s bestseller from Stirg Jansson “The Girl with the Dragon Tattoo” arrived to the cinemas known as a remake, given the existence of the swedish version, but “The Girl with the Dragon Tattoo” isn’t really a remake, but a movie totally distinct and with a supreme quality. Better or worse that the swedish version? It’s up to every single one to decide.
In “The Girl with the Dragon Tattoo”, Mikael Blomkvist (Daniel Craig) is a journalist of investigation that dedicated is career to report corruption in his magazine Millenium. However, a case in which he is accused of defamation makes him step back from his work and forces him to accept the invitation of Henrik Vanger (Christopher Plummer) and investigate the disappearance of his niece, Harriet, 35 years ago, in a family event. During this investigation, Blomkvist is obligated to hire Lisbeth Salander (Rooney Mara), a hacker with an extremely complex personality , that will help him in this investigation.
Lisbeth Salander’s characters’ easily ends up stealing all the atention, putting any of the other characters’ in a secondary level, assuming herself as the true star of the movie. This is due to the personality of Lisbeth Salander: punk, professional hacker, socially awkward, bisexual and victim of sexual abuse. All in all the result is: one of the fiercest and wildest, with soul and heart, that the cinema as ever seen.
In fact, the essence of the film focuses, mainly on the character of Lisbeth that created the biggest competition of Hollywood in the fight for a role since Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) in “Gone with the Wind”. Rooney Mara defeated names such as Scarlett Johansson, Natalie Portman and even Keira Knightley and grabbed what is, not only the most envied part in Hollywood but also the character of her career. For that, she went through some hard image tests and proved the producers that he was wrong and that she really was the right person for the job. The final product is splendid. Rooney became the true talent revelation of the year and made critics curious. The way she embodied that rebel muse, Lisbeth, that has an excessive confidence in her sexuality and an image as strong as wild and that was acknowledged, and the proof is in the Oscar nomination that she has just received.
Yet, “The Girl with the Dragon Tattoo” is not only Lisbeth Salander, it’s an excellent cast around a serial killer that leaves us glued to the screen until the last seconds. Besides David Fincher’s usual talent, we’re also presented with a magnificent soundtrack by Trent Reznor and Attilus Ross that have previously collaborated in “The Social Network”. Although the speculation, The Girl with the Dragon Tattoo” doesn’t have as many shocking moments as expected, beig that one unfavorable point of the movie. However, this is one of the best movies of the years, where even the initial credits were left behind. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário